Ensino de aplicação de tentativas discretas a cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo

Autores

  • Luciene Afonso Ferreira
  • Álvaro Júnior Melo e Silva
  • Romariz da Silva Barros

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.2015.034

Resumo

Intervenção implementada por cuidadores pode ser uma alternativa plausível no contexto brasileiro para a disseminação da intervenção analítico-comportamental ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a escassez ainda vigente de profissionais formados nessa área e a baixa disponibilidade de serviços públicos voltados a esse fim. O presente estudo verificou o efeito de um procedimento de ensino para implementação de tentativas discretas sobre o desempenho de cinco cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo. O procedimento ocorreu em três etapas, pré-teste, treino e pós-teste. Os resultados mostraram que todos os participantes alcançaram precisão de desempenho apresentando 100% de acertos de acordo com o protocolo de avaliação preestabelecido. O procedimento de treino adotado foi eficiente para o ensino por tentativas discretas a cuidadores de crianças autistas.

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Publicado

30-08-2017

Como Citar

Ferreira, L. A., e Silva, Álvaro J. M., & Barros, R. da S. (2017). Ensino de aplicação de tentativas discretas a cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 7(1), 101–113. https://doi.org/10.18761/pac.2015.034

Edição

Seção

Artigos