Ensino de Discriminações Condicionais de Sentenças Sobre a Emergência de Relações Sintáticas para Surdos

Autores

  • Rafael Ernesto Arruda Santos
  • Grauben José Alves de Assis
  • Marilu Michelly Cruz de Borba

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.2015.033

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o ensino de discriminações condicionais de palavras e sentenças sobre a emergência de relações sintáticas a partir da construção de sentenças nas asserções afirmativas, na composição sujeito-verbo-complemento (SVC) e negativas, na composição sujeito-advérbio de negação (“NÃO”)-verbo-complemento (SAVC) em crianças surdas. Os participantes já apresentavam repertório em Libras e não apresentavam repertório em português antes do procedimento (avaliados por pré-testes). O estudo usou três conjuntos de estímulos: A – Sinais em Libras, B – palavras escritas em português e C – figuras. O procedimento adotado foi o emparelhamento com o modelo (MTS) para ensinar a leitura de palavras. Após pré-testes, treino e testes com MTS, o participante foi exposto ao procedimento de emparelhamento de acordo ao modelo por resposta construída (CRMTS) para o ensino das sentenças afirmativas (SVC) e negativas (SAVC). Em seguida, testes específicos por CRMTS avaliaram a formação de novas sentenças. Os resultados apresentaram uma variabilidade comportamental entre 60% a 80%. Os três participantes foram capazes de selecionar as palavras nas ordens programadas, apesar do controle por determinadas letras ou sílabas ter ocorrido. A utilização do CRMTS para a construção de sentenças foi efetiva.

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Publicado

30-08-2017

Como Citar

Santos, R. E. A., de Assis, G. J. A., & de Borba, M. M. C. (2017). Ensino de Discriminações Condicionais de Sentenças Sobre a Emergência de Relações Sintáticas para Surdos. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 7(1), 86–100. https://doi.org/10.18761/pac.2015.033

Edição

Seção

Artigos