Encanto, prática e compromisso com a produção e a disseminação da ciência do comportamento aplicada
DOI:
https://doi.org/10.18761/CoPACaDfa5Palavras-chave:
análise do comportamento aplicada (ABA), transtorno do espectro do autista (TEA), capacitação parental, capacitação paraprofissional, ciência da implementaçãoResumo
Este texto apresenta dois eixos de produção e disseminação de conhecimentos e boas práticas de base analítico-comportamental. A partir da retomada da experiência acadêmica das autoras são descritos os trabalhos referentes à formação de paraprofissionais e profissionais que estão iniciando o contato com a entrega de serviço baseada em análise do comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências; também é relatada a frente relacionada à pesquisa sobre capacitação parental multicêntrica voltada para o ensino de novas habilidades e manejos de padrões comportamentais desafiadores relacionados a aspectos centrais no TEA. São discutidos aspectos de impacto social dessas atuações na formação de profissionais e na vida cotidiana de indivíduos com neurodivergências e seus familiares, que acabam por experimentar uma melhor qualidade de vida. A reflexão sobre os desdobramentos relativos à escolha de base científica para impacto social, como norte para a modelagem e remodelagem das práticas, é o mote principal e transversal nesta produção textual.