Programa de extensão em Análise do Comportamento Aplicada para atendimento de estudantes com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.18761/PACa13154673Palavras-chave:
análise do comportamento aplicada, autismo, família, equipe interdisciplinar, extensãoResumo
O artigo teve como objetivo descrever uma proposta de serviço escola em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), oferecido como ação extensionista de uma universidade pública, discutindo os potenciais e as dificuldades da implementação deste no âmbito público, em parceria com a escola pública. O texto foi organizado em três tópicos que discutem: parceria entre universidade e escola, enquanto ação extensionista para prestação de serviços educacionais para pessoas com autismo; organização do currículo de ensino a ser trabalhado e; logística do serviço por meio de uma equipe interdisciplinar de profissionais e indicadores de implantação, com número de pessoas atendidas, estudantes envolvidos na equipe e considerações acerca do serviço como proposta de Atendimento Educacional Especializado. Desafios como garantia de espaço, equipe interdisciplinar e recursos orçamentários para manutenção do serviço em ABA podem ser superados, por meio da proposição de políticas públicas de educação e de saúde que garantam intervenções pautadas em evidências.