Utilizando o IRAP para medir a transformação de função de estímulos relacionados a expressões faciais de medo ou de alegria: uma replicação sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18761/PAC.2021.v12.RFT.17Palavras-chave:
teoria das molduras relacionais, relações de equivalência, transformação de função, IRAP, MDML, coerência, derivaçãoResumo
O presente estudo teve por objetivo replicar sistematicamente Perez et al. (2019) buscando avaliar a sensibilidade do IRAP à transformação de função dos estímulos em “condições mínimas”, isso é, partindo de um treino relacional com um baixo critério de acerto e na ausência de testes de derivação. Os participantes foram submetidos a um treino relacional que buscou estabelecer relações de coordenação (ou equivalência) entre faces expressando emoção (A1 [medo]; A2 [alegria]) e símbolos sem sentido (B1, B2, C1 e C2). Inicialmente, foram ensinadas as relações AB (A1B1 e A2B2), seguidas das relações BC (B1C1 e B2C2). O critério de acerto para progressão no treino era de 12 respostas corretas consecutivas. Na sequência, a transformação de função (ou do significado) dos estímulos C1 (=medo) e C2 (=alegria) foi avaliada por meio do IRAP. Os resultados sugerem a pronta transformação de significado dos estímulos Cs (C1 e C2) em acordo com as relações arbitrárias envolvidas no treino relacional. Assim, conclui-se que o IRAP é capaz de documentar a transformação de função a partir de relações convencionadas no contexto experimental mesmo quando o participante é exposto a um treino relacional como poucas tentativas e na ausência dos tradicionais testes de emergência ou derivação de novas relações.
Downloads
Referências
Barnes-Holmes, D., Barnes-Holmes, Y., Luciano, C., & McEnteggart, C. (2017). From the IRAP and REC model to a multi-dimensional multi-level framework for analyzing the dynamics of arbitrarily applicable relational responding. Journal of Contextual Behavioral Science, 6, 434–445. https://doi.org/10.1016/j.jcbs.2017.08.001.
Bianchi, P. H., Perez, W. F., Harte, C., & Barnes-Holmes, D. (2021). Effects of coherence on speaker preference and rule-following. Perspectivas em Análise do Comportamento. https://doi.org/10.18761/PAC.2021.v12.RFT.07
Bortoloti, R., de Almeida, R. V. , de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2019). Emotional faces in symbolic relations : A happiness superiority effect involving the equivalence paradigm. Frontiers in Psychology, 10(954). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.0095
Bortoloti, R., & de Rose, J. C. (2009). Assessing the relatedness of equiv- alent stimuli through the semantic differential. The Psychological Record, 59, 563–590. https://doi.org/10.1007/BF03395682.
Bortoloti, R., & Rose, J. C. C. D. (2011). Avaliação do efeito de dica semântica e da indução de significado entre estímulos abstratos aquivalentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24, 381-393. https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000200020
Bortoloti, R., & de Rose, J. C. (2012). Equivalent stimuli are more strongly related after training with delayed matching than after simulta- neous matching: A study using the implicit relational assessment procedure (IRAP). The Psychological Record, 62, 41–54. https:// doi.org/10.1007/BF03395785.
Bortoloti, R., Rodrigues, N. C., Cortez, M. D., Pimentel, N., & de Rose, J. C. (2013). Overtraining increases the strength of equivalence relations. Psychology & Neuroscience, 6, 357–364. https://doi.org/10. 3922/j.psns.2013.3.13.
de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2015). Changing the meaningfulness of abstract stimuli by the reorganization of equivalence classes: Effects of delayed matching. The Psychological Record, 65(3), 451-461. https://doi.org/10.1007/s40732-015-0120-9
Ekman, P., & Friesen, W. V. (1976). Pictures of facial affect. Paul Ekman Group. Retirado de: www.paulekman.com
Finn, M., Barnes-Holmes, D., & McEnteggart, C. (2018). Exploring the single-trial-type-dominance-effect on the IRAP: Developing a differential arbitrarily applicable relational responding effects (DAARRE) model. The Psychological Record, 68, 11–25. https:// doi.org/10.1007/s40732-017-0262-z.
Gomes, C., Perez, W. F., de Almeida, J. H., Ribeiro, A., de Rose, J. C., & Barnes-Holmes, D. (2019). Assessing a derived transformation of functions using the implicit relational assessment procedure under three motivative conditions. The Psychological Record, 69, 487–497. https://doi.org/.10.1007/s40732-019-00353-6
Hayes, S. C., Kohlenberg, B., & Hayes, L. J. (1991). The transfer of specific and general consequential functions through simple and conditional equivalence relations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 56(1), 119-137. https://doi.org/10.1901/jeab.1991.56-119
Hayes, S. C., Barnes-Holmes, D., & Roche, B. (Eds.). (2001). Relational frame theory: A post-Skinnerian account of human language and cognition. New York, NY: Plenum.
Hughes, S, & Barnes-Holmes, D. (2013). A Functional Approach to the Study of Implicit Cognition: The IRAP and the REC model. Em B. Roche & S. Dymond. (Eds.). Advances in Relational Frame Theory & Contextual Behavioural Science: Research & Applications. Context Press.
Hussey, I., Barnes-Holmes, D., & Barnes-Holmes, Y. (2015). From Relational Frame Theory to implicit attitudes and back again: Clarifying the link between RFT and IRAP research. Current Opinion in Psychology, 2, 11-15. https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2014.12.009
Utilizando o IRAP para medir a transformação de função de estímulos relacionados expressões faciais de medo ou de alegria: uma replicação sistemática 001-010
Revista Perspectivas 2021 Early View RFT Special Volume pp.001-010 10 www.revistaperspectivas.org
Perez, W. F., de Almeida, J., & de Rose, J. C. (2015). Transformation of meaning through relations of sameness and opposition. The Psychological Record, 65, 679–689. https://doi.org/10.1007/ s40732-015-0138-z.
Perez, W. F., Tomanari, G. Y., & Vaidya, M. (2015). Effects of select and reject control on equivalence class formation and transfer of function. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 104, 146– 166. https://doi.org/10.1002/jeab.284.
Perez, W. F., de Almeida, J. H., de Rose, J. C., Dorigon, A. H., de Vasconcelos, E. L., da Silva, M. A., Lima, N. D. P., de Almeida, R. B. M., Montan, R. N. M., Barnes-Holmes, D. (2019). Implicit and explicit measures of transformation of function from facial expressions of fear and of happiness via equivalence relations. The Psychological Record, 69, 13-24. https://doi.org/10.1007/s40732-018-0304-1.
Power, P. M., Harte, C., Barnes-Holmes, D., & Barnes-Holmes, Y. (2017). Combining the implicit relational assessment procedure and the recording of event related potentials in the analysis of racial bias: A preliminary study. The Psychological Record, 67, 499–506. https://doi.org/10.1007/s40732-017-0252-1.
Silveira, M. V., Silvestrin, M., Vilela, E. C., de Rose, J. C., Arntzen, E., & Caetano, M. S. (2021). Equivalence relations do exist before they are tested: Confirmatory evidence revealed by EEG measurements. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 115(1), 284-295. http://doi.org/ 10.1002/jeab.662
Wulfert, E., & Hayes, S. C. (1988). Transfer of a conditional ordering response through conditional equivalence classes. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 50(2), 125-144. https://doi.org/10.1901/jeab.1988.50-125