Emergência de intraverbais a partir do treino de tatos com Precision Teaching

Autores

  • Priscilla Terumi Moraes
  • Cláudia Stefânia Figueiredo Neves Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.10

Palavras-chave:

intravelbal, precision teaching, tato, autismo

Resumo

 

 Indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) podem apresentar dificuldades de comunicação, tais como déficits na emissão de intraverbais durante interação social. Ao longo dos anos, pesquisadores vêm testando diversos procedimentos para o ensino desta habilidade (Kodak, Fuchtman e Paden (2012); McMorrow, Foxx, Faw, e Bittle (1987); Cihon, White, Zimmerman, Gesick, Stordahl & Eshleman (2017)). Este trabalho objetivou avaliar se o ensino de tatos tematicamente relacionados a níveis fluentes poderia resultar na emergência de intraverbais. Utilizou-se delineamento de linha de base múltipla entre categorias, de sujeito único, e foram realizadas cinco etapas de ensino: (1) treino de tato, (2) treino de fluência de tato, (3) sonda de persistência (endurance), (4) sonda de estabilidade (stability) e (5) sonda de retenção (retention). Os resultados indicaram que a habilidade intraverbal emergiu a partir do treino fluente de tatos tematicamente relacionados com uso de Ensino Preciso (Precision Teaching), sem necessidade de treino direto. Estudos futuros podem investigar a emergência com indivíduos que não emitem intraverbais para nenhuma categoria, e também comparar o tempo de aquisição entre o treino direto e o treino de fluência de tato com um mesmo sujeito. O presente estudo apresenta limitações quanto ao contexto no qual foi realizado e participante (setting terapêutico e história de reforçamento de seguir instruções), e quanto à forma de apresentação dos estímulos (sinalização das categorias temporal e visualmente). 

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Publicado

16-12-2020

Como Citar

Moraes, P. T. ., & Coimbra, C. S. F. N. . (2020). Emergência de intraverbais a partir do treino de tatos com Precision Teaching. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 11(2), 258–269. https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.10

Edição

Seção

Artigos