Análise do Comportamento e Cinema: Avaliação das evidências do Efeito Kuleshov e interpretação dos processos comportamentais envolvidos

Uma Interpretação Analítico-Comportamental do Efeito Kuleshov

Autores

  • Victor Anschau de Biassio Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Dittrich

DOI:

https://doi.org/10.18761/PAC.2018.V2.04

Palavras-chave:

efeito Kuleshov, análise do comportamento, cinema, interpretação

Resumo

 

O Efeito Kuleshov é um processo frequentemente citado e influente no meio cinematográfico. Conforme usualmente descrito, ele consistiria na alteração da percepção de uma situação estimuladora, avaliada por meio de um relato emitido por observadores de uma sequência de fotogramas. O presente artigo tem como objetivo responder a duas perguntas: (1) Quais evidências empíricas sustentam a existência do Efeito Kuleshov? (2) Como este processo pode ser compreendido sob a perspectiva da Análise do Comportamento? O material para análise foi coletado a partir de uma ampla revisão de literatura, contemplando livros especializados em história do cinema, páginas eletrônicas de escolas de cinema renomadas e bases de dados relevantes para a Psicologia. Após a análise do material coletado, concluiu-se que: (1) São escassas as evidências disponíveis sobre os detalhes metodológicos e sobre a própria ocorrência dos experimentos de Lev Kuleshov; (2) Os processos potencialmente envolvidos no Efeito Kuleshov podem ser compreendidos a partir de variáveis respondentes e operantes, destacando a relevância de contingências sócio-verbais e da história de interação individual com as artes cinematográficas. Sugerimos, por fim, a importância de abrir ou ampliar canais de colaboração entre a Análise do Comportamento, a teoria cinematográfica e as artes de modo geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aggio, N. M., Almeida, J. H., Cortez, M. D., & de Rose, J. C. (2014). O papel das emoções na aprendizagem do comportamento simbólico. Perspectivas em Análise do Comportamento, 5, 27-39. Retirado de http://media.wix.com/ugd/89bfd6_e45300ec8fdb4e7e859a6a1f8b87b589.pdf
Bruni, P. T. (2015). Re-examining the Kuleshov Effect. Monografia de graduação, Universidade de Pittsburgh. Retirado de http://d-scholarship.pitt.edu/24986/

de-Farias, A. K. C. R., & Ribeiro, M. R. (Eds.). (2014). Skinner vai ao cinema: Vol. 1 (2a ed.). Brasília: Instituto Walden4.

de-Farias, A. K. C. R., & Ribeiro, M. R. (Eds.). (2016). Skinner vai ao cinema: Vol. 3. Brasília: Instituto Walden4.

Donahoe, J. W. (2004). Interpretation and experimental-analysis: An underappreciated distinction. European Journal of Behavior Analysis, 5, 83-89. Retirado de https://doi.org/10.1080/15021149.2004.10446387

Giannetti, L. (2013). Understanding movies. Londres: Pearson.

Hammond, W. (2011). A revolução no cinema russo. In P. Kemp (Ed.), Tudo sobre cinema (pp. 54–61). Rio de Janeiro: Sextante.

Khokhlova, E. (1996). News concerning the ‘Kuleshov Effect’. Film History, 8, 365.

Lee, K. H. (2006). Different bold responses to emotional faces and emotional faces augmented by contextual information. Dissertação de mestrado, Universidade de Pittsburgh. Retirado de http://d-scholarship.pitt.edu/9055/

Merten, L. C. (2010). Eisenstein: A revolução de Odessa. In L. C. Merten, Cinema: Entre a realidade e o artifício (pp. 47-56). Porto Alegre: Artes e Ofícios.

Mobbs, D., Weiskopf, N., Hakwan, C. L., Featherstone, E., Dolan, R. J., & Frith, C. D. (2006). The Kuleshov Effect: The influence of contextual framing on emotional attributions. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 1, 95-106. Retirado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1810228/

Nussinova, N. (1996). The Soviet Union and the Russian émigrés. In G. Nowell-Smith (Ed.), The Oxford History of World Cinema: Vol. 1 (pp. 162–174). New York: Oxford University Press.

Preston, C. J. (2009). Posing modernism: Delsartism in modern dance and silent film. Theatre Journal, 61, 213-233.

Prince, S., & Hensley, W. E. (1992). The Kuleshov Effect: Recreating the classic experiment. Cinema Journal, 31, 59-75

Ribeiro, M. R., & de-Farias, A. K. C. R. (Eds.). (2014). Skinner vai ao cinema: Vol. 2. Brasília: Instituto Walden4.

Russell, M. (2005). The Kuleshov Effect and the death of the auteur. Forum: University of Edinburgh Postgraduate Journal of Culture and the Arts, 1, 1-17.

Saraiva, L. (2011). Montagem soviética. In F. Mascarello (Ed.), História do cinema mundial (7a ed.) (pp. 109-142). São Paulo: Papirus.

Skinner, B. F. (1938). The behavior of organisms: An experimental analysis. New York: Appleton-Century-Crofts.

Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. New York: Appleton-Century-Crofts.
Skinner, B. F. (1971). Beyond freedom and dignity. New York: Alfred A. Knopf.

Skinner, B. F. (1974). About behaviorism. New York: Alfred A. Knopf.

Skinner, B. F. (1984). Coming to terms with private events. The Behavioral and Brain Sciences, 7, 572-579.

Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano (11a ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1953)

Strapasson, B. A., Carrara, K., & Lopes Jr., J. (2007). Consequências da interpretação funcional de termos psicológicos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 9, 227-239. Retirado de https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.196

Terry, T. (2007). Kuleshov and Pudovkin introduce montage to filmmaking. In R. F. Gorman (Ed.), Great events from history: The 20th century, 1901-1940:Vol. 4 (pp.
2148-2151). Pasadena, CA: Salem Press.

Theisen, A. (2010). A multifaceted approach to analyzing form in Elliott Carter’s Boston Concerto. Tese de doutorado, Florida State University. Retirado de http://fsu.digital.flvc.org/islandora/object/fsu%3A176104

THR Staff (2015a, Outubro). The top 25 film schools in the United States 2015. The Hollywood Reporter. Retirado de http://www.hollywoodreporter.com/lists/best-film-schools-2015-top-828483/item/ithaca-college-top-25-film-823664

THR Staff (2015b, Julho). Top 15 international film schools revealed. The Hollywood Reporter. Retirado de http://www.hollywoodreporter.com/news/best-film-schools-world-811368

Wallbott, H. G. (1988). In and out of the context: Influences of facial expression and context information on emotion attributions. British Journal of Social Psychology, 27, 357-369.

Downloads

Publicado

30-07-2019

Como Citar

Anschau de Biassio, V., & Dittrich, A. (2019). Análise do Comportamento e Cinema: Avaliação das evidências do Efeito Kuleshov e interpretação dos processos comportamentais envolvidos: Uma Interpretação Analítico-Comportamental do Efeito Kuleshov. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 9(2), 186–195. https://doi.org/10.18761/PAC.2018.V2.04