Variáveis de controle sobre o responder ordinal:
revisitando estudos empíricos
DOI:
https://doi.org/10.18761/perspectivas.v1i2.39Resumo
Verificaram-se os determinantes pragmáticos de conceitos relacionados aoresponder ordinal e investigaram-se seus níveis de instrumentalidade, a partir da especificação das variáveis controladoras nos procedimentos aplicados na Análise Experimental do Comportamento. As palavras-chave aprendizagem serial, aquisição repetida, encadeamento, cadeia comportamental, classes ordinais, sequência e ordenar/ordenação determinaram a busca em bancos de dados de periódicos científicos e livros. Seis grupos diferentes foram organizados, de acordo com a semelhança em seus títulos e resumos. Foram selecionados 82 trabalhos, 14 artigos nacionais, 65 estrangeiros e 3 capítulos de livro, um nacional e dois estrangeiros. No interior dos três grupos denominados aquisição repetida, relações ordinais (sem descrição das propriedades) e relações ordinais (com as propriedades) foi possível acessar informações comuns a todos os estudos. O modelo analítico-comportamental de cadeia de respostas pareceu ser evidente nos estudos dos quatro primeiros grupos. Portanto, a identificação das variações de procedimento possibilitou a organização e a delimitação das variáveis envolvidas nos estudos sobre o tema. Constatou-se que um termo pode ser definido pelo contexto no qual o conhecimento é produzido, pois os determinantes de um termo científico são produtos da complexidade de um contexto social que engendra mudanças no modo de tratar umobjeto de estudo.