Efeitos de instrução e presença de selo na escolha entre produtos sustentáveis e não sustentáveis

Autores

  • Reginaldo Pedroso UNIR
  • Cristiano Coelho

DOI:

https://doi.org/10.18761/PAC.2018.n2.05

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, análise do comportamento, consumo sutentável, escolha, efeito de instrução

Resumo

 

O presente estudo visou comparar o efeito de instruções e presença do selo de certificação ambiental sobre escolhas entre produtos com e sem sinalização de produção sustentável em dois experimentos: 1) preço de diferentes produtos (lâmpada, amaciante, papel sulfite e cama) com selos ambientais relativamente a produtos sem selo ambiental, com e sem instrução pró-ambiental, com 24 universitários; 2) diversas marcas de um mesmo produto (amaciante), com e sem selo ambiental, visando estimar se o preço relativo variaria em função do nível de conhecimento, qualidade e sustentabilidade, com 12 universitários. A tarefa em ambos os experimentos era escolher um produto entre cada par em escolhas sucessivas. No Experimento 1, os dados demonstraram que apenas para lâmpada os preços subjetivos relativos com as duas instruções foram maiores para o produto sustentável. No Experimento 2, observou-se que quanto maior o nível de conhecimento e qualidade menor o preço relativo ao produto não sustentável. A ausência de relação entre preço relativo e sustentabilidade mostra que o selo teve baixa propriedade discriminativa. Uma das possibilidades de intervir para aumentar os comportamentos pró-ambientais envolve um conjunto de contingências para o indivíduo e para as empresas que produzem.

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Publicado

05-07-2019

Como Citar

Pedroso, R., & Coelho, C. (2019). Efeitos de instrução e presença de selo na escolha entre produtos sustentáveis e não sustentáveis. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 9(2), 196–211. https://doi.org/10.18761/PAC.2018.n2.05