Análise Sequencial dos comportamentos do terapeuta em psicoterapia com universitários com transtorno de ansiedade social

Autores

  • Glaucia Fernanda Galeazzi Nobile
  • Vagner Angelo Garcia
  • Alessandra Turini Bolsoni Silva

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.2016.030

Resumo

O estudo da interação terapêutica possibilita conhecer variáveis interpessoais responsáveis pelas mudanças ocorridas nos comportamentos do cliente e poderá auxiliar na prática de forma a identificar comportamentos do terapeuta que tornam a intervenção mais eficaz. A presente pesquisa teve por objetivo descrever os comportamentos da interação terapêutica, a partir de análises sequenciais, tendo o comportamento do terapeuta como categoria critério. Participaram dois universitários com transtorno de ansiedade social e uma terapeuta. A terapia realizada foi individual, analítico comportamental, incluindo o treino de habilidades sociais. Onze sessões de cada cliente foram categorizadas, utilizando o protocolo de categorias do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e o software The Observer. Foi realizada análise sequencial tendo o comportamento do terapeuta como critério. O resultado da análise sequencial destaca que os comportamentos do terapeuta de Solicitação de Relato e de Facilitação favoreceram o Relato do cliente, as categorias Informação, Interpretação e Recomendação favoreceram a ocorrência de Concordância do cliente. Com a análise sequencial foi possível encontrar alguns padrões de comportamento do terapeuta e do cliente, sendo um deles, o manejo do terapeuta que favoreceu um ambiente acolhedor e facilitou tanto o relato do cliente como o estabelecimento de relações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

Nobile, G. F. G., Garcia, V. A., & Silva, A. T. B. (2017). Análise Sequencial dos comportamentos do terapeuta em psicoterapia com universitários com transtorno de ansiedade social. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 8(1), 16–31. https://doi.org/10.18761/pac.2016.030

Edição

Seção

Artigos