Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas

Autores

  • Natalia Maria Aggio
  • Lidia Maria Marson Postalli
  • Lucas Tadeu Garcia

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.2015.038

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção de pensamento segundo a Análise do Comportamento e discute como essa concepção influencia em questões educacionais, mais especificamente, sobre o ensino de habilidades de raciocínio e resolução de problemas. Considera-se que tanto os comportamentos de autogoverno quanto de solução de problemas envolvem manipulações ambientais que produzam comportamentos que irão aumentar a probabilidade de surgir o comportamento final de interesse. Nesse sentido, ensinar essas habilidades é fundamental para ensinar a pensar. O trabalho também apresenta pesquisas que ilustram o ensino dessas habilidades.

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Publicado

29-08-2017

Como Citar

Aggio, N. M., Postalli, L. M. M., & Garcia, L. T. (2017). Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 7(1), 48–58. https://doi.org/10.18761/pac.2015.038

Edição

Seção

Artigos