Interpretação Analítico-Comportamental para o Transtorno de Ansiedade Social e Proposta de Critérios Funcionais para Diagnóstico

Autores

  • Sandro Iêgo
  • Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.as7ay9a

Palavras-chave:

Transtorno de Ansiedade Social, análise de contingências, diagnóstico funcional, análise operacional, Comportamento Socialmente Ansioso, DSM-5

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é descrito pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5) como uma condição clínica na qual o indivíduo teme, sente-se ansioso e/ou evita ser avaliado em interações sociais. Uma compreensão analítico-comportamental do TAS deve identificar e descrever padrões de comportamento e contingências comportamentais que caracterizam o que determinada comunidade verbal nomeia como TAS. Este trabalho tem como objetivos apresentar um modelo analítico-comportamental de interpretação do que o DSM denomina como TAS, bem como propor um modelo para identificação e avaliação do comportamento socialmente ansioso baseado em critérios funcionais. Para isso, o TAS foi operacionalizado funcionalmente usando os critérios diagnósticos especificados pelo DSM. A operacionalização consistiu em retratar o TAS usando contingências comportamentais, mediante a identificação dos comportamentos socialmente ansiosos, seus antecedentes contextuais e suas consequências. Como resultado, foram identificadas cinco contingências comportamentais que caracterizam o TAS, que basearam a elaboração de critérios funcionais para identificação e avaliação do comportamento socialmente ansioso. Em conclusão, este trabalho demonstra que é possível retratar por meio de contingências comportamentais os fenômenos comportamentais caracterizados comotranstornos mentais em manuais diagnósticos, como no exemplo do TAS.

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Publicado

13-11-2024

Como Citar

Iêgo, S., & Ribeiro, M. J. F. X. (2024). Interpretação Analítico-Comportamental para o Transtorno de Ansiedade Social e Proposta de Critérios Funcionais para Diagnóstico. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 15(2), xx-xx. https://doi.org/10.18761/pac.as7ay9a

Edição

Seção

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