Efeitos da Exposição a Instruções Correspondentes e Discrepantes sobre o Comportamento de Seguir Regras em Crianças em Idade Escolar

Autores

  • Taís da Costa Calheiros
  • Luís Antônio Lovo Martins
  • Ana Paula Ollier e Silva
  • Polyana Carla Magon
  • Marcos Roberto Garcia
  • João Juliani

DOI:

https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.83

Resumo

O seguimento de regra pode ser influenciado pela confiabilidade no falante? O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar os efeitos de instruções correspondentes/discrepantes sobre o comportamento de seguir regras em condições com reforço imediato e na ausência de reforçamento diferencial. Dezesseis crianças de 5 a 9 anos participaram do estudo, sendo oito em ambos os experimentos. Em cada experimento, elas foram alocadas em dois grupos. A tarefa da criança era escolher entre cores, seguindo ou não a instrução apresentada pelo fantoche. Os experimentos foram divididos em fases (ABC Experimento I e ABCD Experimento II) e cada uma continha duas condições (Treino – reforçamento diferencial das respostas de escolha e Teste – sem reforçamento diferencial). As fases se diferenciavam em função da porcentagem de instruções correspondentes (Fase A - 100%; B – 50%; C – 0%; D – repetição da primeira fase). Os grupos que iniciaram com a Fase A apresentaram maior consistência no seguimento de regra (69,29%) comparados com os grupos que iniciaram com a Fase C (61,96%). Esses resultados mostram que a confiabilidade no falante está relacionada com o fato da regra ser correspondente às consequências produzidas pelo seu seguimento.

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Publicado

24-08-2017

Como Citar

Calheiros, T. da C., Martins, L. A. L., e Silva, A. P. O., Magon, P. C., Garcia, M. R., & Juliani, J. (2017). Efeitos da Exposição a Instruções Correspondentes e Discrepantes sobre o Comportamento de Seguir Regras em Crianças em Idade Escolar. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 3(1), 57–72. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i1.83

Edição

Seção

Artigos