Categorização hierárquica: revisão de estudos e possibilidades de intervenção para indivíduos com e sem atraso no desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.18761/PAC.2021.v12.RFT.18Palavras-chave:
teoria das molduras relacionais, moldura de hierarquia, autismo (TEA)Resumo
A Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) explica a linguagem e cognição a partir do Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável (RRAA). Um dos comportamentos passiveis de serem compreendidos a partir dessa perspectiva é a categorização hierárquica. O presente estudo teve como objetivo analisar as produções de literatura sobre molduras relacionais de hierarquia, com foco na avaliação, ensino e intervenções sobre categorização hierárquica. A partir do protocolo PRISMA, foram realizadas buscas a partir do Portal de Periódicos CAPES, e incluídos por meio de referências bibliográficas e por busca do Researchgate, publicações que atendiam aos seguintes critérios de inclusão: serem estudos empíricos relacionados à RFT e com treino relacional na moldura de hierarquia, focados em estabelecer a categorização. Um total de 15 publicações foram incluídas na revisão e foram classificadas em duas categorias: (a) Treino de Categorização Hierárquica e; (b) Outros. Os resultados da revisão demonstraram a existência de poucos estudos em molduras relacionais de hierarquias, incluído população com TEA. No entanto, foi possível atentar a eficiência dos procedimentos de ensino e foi destacada a importância de fomentar pesquisas na área, principalmente na população com TEA, com a perspectiva de aprimorar os currículos de ensino.
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