Análise do Comportamento Aplicada à Análise de Jogo no Futebol
DOI:
https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.06Palavras-chave:
jogadores de futebol, análise do comportamento, jogada ensaiada, psicologia do esporteResumo
Investigaram-se os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo e os resultados obtidos com tais jogadas em treinos, amistosos e jogos competitivos. Participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional. As jogadas ensaiadas foram categorizadas como A, B, C, D ou improvisada, dependendo da posição dos jogadores em campo de acordo com o modelo fornecido pelo treinador. As verbalizações do treinador nos treinos foram gravadas. Verificou-se que os escanteios foram trabalhados em jogo coletivo e que quanto mais próximo do período competitivo, maior a porcentagem de treinos com escanteio. O ensino das jogadas se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais. Houve aumento do número de jogadas improvisadas com a proximidade da competição e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treinos, amistosos e jogos. Para a equipe titular e reserva, a jogada improvisada e a jogada A apresentaram melhores índices em finalizações no gol e gols, respectivamente. Os resultados foram discutidos apontando-se parâmetros para orientar possíveis intervenções utilizadas por treinadores no ensino de jogadas ensaiadas.