Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos: Caracterização da produção científica brasileira de 1998-2017
DOI:
https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.01Palavras-chave:
programação de ensino, análise do comportamento, tecnologia de ensino, revisão de literaturaResumo
Esta revisão bibliográfica teve por objetivo caracterizar os estudos analítico-comportamentais brasileiros sobre Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC), com base em uma biblioteca da área. Dos 110 estudos recuperados, 69 foram incluídos para análise, produzidos entre 1998-2017 e que apresentaram etapas da PCDC e/ou compromisso teórico-conceitual com princípios da programação de ensino. Foram excluídos estudos com ênfase no procedimento de ensino sem descrição do planejamento, relatos de experiência, revisões de literatura e livros. As variáveis analisadas foram: ano de publicação, autores e instituições, tipo de obra, temas, conceitos, etapa da PCDC, delineamento e resultados. Os temas mais pesquisados foram: formação/atuação do psicólogo (27,5%), caracterização da atuação profissional (15,9%); dentre as etapas da PCDC, descoberta dos comportamentos-objetivo (71,9%) foi a mais frequente. Quanto aos estudos aplicados, todos (N=15) demonstraram eficiência dos programas de ensino aplicados e em apenas quatro foi avaliada a eficácia desses por meio de follow up. Conclui-se que os estudos são coerentes com as proposições de Carolina Bori de, primeiramente, caracterizar quais comportamentos serão ensinados. A PCDC pode contribuir à produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para intervenção nos mais variados contextos que envolvem processos de ensinar e aprender.