Desenvolvimento e avaliação do jogo educativo “Space Ability: fazendo contato com Aliens”: comportamentos sociais acadêmicos

Autores

  • Raissa Roberti Benevides
  • Silvia Regina de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18761/PAC.2019.v10.n2.02

Resumo

 

Jogos educativos são estratégias para o ensino de comportamentos sociais. Este estudo descreve o processo de construção do jogo “Space Ability: fazendo contato com Aliens” e relata dados da avaliação de seu protótipo. O jogo visa ao ensino de comportamentos da classe habilidades sociais acadêmicas. É um jogo de tabuleiro cooperativo que cria situações de aprendizagem de desempenho social mediante reforço da escolha de respostas verbais compatíveis com comportamentos sociais. Sua confecção compreendeu as seguintes fases: identificação da população-alvo, definição e sequenciamento de comportamentos-objetivo, planejamento das contingências de ensino por meio dos elementos formais do jogo e elaboração e avaliação do protótipo, de acordo com o procedimento de design iterativo. Participaram da avaliação três crianças com idade entre 10 e 11 anos. Após aplicação do inventário SSRS-BR realizaram-se oito sessões com o jogo. Nas Sessões 4 e 8 reaplicou-se o inventário. Os dados sugerem mudanças no sentido da melhora para alguns comportamentos. Quanto à usabilidade e engajamento, os dados mostram que ele é apropriado para a faixa etária escolhida. Discutem-se aspectos que podem ter contribuído para as mudanças como: modelagem de comportamento verbal e seu efeito sobre comportamentos não-verbais e do repertório social durante as partidas – uso de jogo cooperativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-05-2020

Como Citar

Benevides, R. R., & de Souza, S. R. (2020). Desenvolvimento e avaliação do jogo educativo “Space Ability: fazendo contato com Aliens”: comportamentos sociais acadêmicos. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 10(2), 203–221. https://doi.org/10.18761/PAC.2019.v10.n2.02

Edição

Seção

Artigos