Uma Revisão dos Artigos Publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) sobre Comportamento Verbal e Autismo entre 2008 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i2.227Resumo
O presente estudo faz uma breve apresentação sobre o transtorno do espectro autista (TEA), bem como sobre as categorias gerais de trabalho referentes ao ensino de linguagem para alunos da educação especial na análise aplicada do comportamento. O objetivo foi realizar uma revisão dos artigos publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) entre 2008 e 2012. A revisão foi realizada por meio da base de dados PubMed e o critério de seleção dos artigos incluiu as palavras comportamento verbal e autismo no corpo do texto. Vinte e sete artigos foram selecionados e analisados por (a) ano da publicação, (b) filiação dos autores, (c) número de participantes de cada estudo, (d) tema, (e) procedimentos utilizados e (f) tipo de artigo. As revisões foram excluídas. Os resultados mostraram que o ensino de mando foi o tema mais estudado e que controle de estímulos e reforçamento positivo foram os procedimentos mais frequentes. Além disso, universidades e centros prestadores de serviço têm publicado juntos, o que mostra que o desenvolvimento das estratégias de ensino tem se dado de forma integrada com profissionais que atuam na área e lidam com questões práticas referentes às dificuldades dessa população.