Uso do procedimento de Constructed Response Matching to Sample : uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18761/pac.2016.038Resumo
Realizou-se pesquisa nos periódicos nacionais e internacionais a fim de analisar as publicações que envolvem o procedimento de Constructed Response Matching to Sample (CRMTS), identificando as variáveis de procedimento facilitadoras do aprendizado de repertórios de leitura e escrita. Os termos de busca utilizados estavam em língua portuguesa (anagrama, construção e cópia) ou em língua inglesa (Constructed response matching to sample, anagram, constructed, construction e spelling). A sigla CRMTS também foi utilizada como termo de busca. Foram encontrados 571 artigos, sendo 35 selecionados para análise. O procedimento de CRMTS tem se mostrado eficiente para demonstrar a emergência de relações de equivalência. A informatização do procedimento, o uso das unidades verbais mínimas e procedimentos de correção combinados se mostraram eficientes na geração de aprendizagem, porém os resultados acerca da generatividade têm mostrado variabilidade. As variáveis envolvidas na propriedade generativa precisam ser melhor investigadas, bem como a generalização dos dados obtidos em ambiente controlado para ambientes naturais de aprendizagem.