Compreensão após leitura dialógica: efeitos de dicas, sondas e reforçamento diferencial baseados em funções narrativas

Autores

  • Bianca da Nóbrega Rogoski
  • Eileen Pfeiffer Flores
  • Gilberto Gauche
  • Raquel Freire Coêlho
  • Carlos Barbosa Alves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18761/pac.2015.6.1.a04

Resumo

A leitura compartilhada é considerada uma importante estratégia de desenvolvimento da linguagem. A leitura dialógica é um tipo de leitura compartilhada em que um adulto lê em voz alta, intercalando a história com diálogos e feedbacks sobre o texto e/ou as ilustrações. Este estudo investigou os efeitos da leitura dialógica sobre a compreensão de um romance infanto-juvenil em dois meninos de 9 e 10 anos. Dados de um estudo anterior com os mesmos participantes demonstraram pouco efeito das intervenções e serviram como linha de base para adaptações no presente estudo, que consistiu em formular perguntas a partir de funções importantes da narrativa e fornecer consequências de acordo com o desempenho da criança. Ambos apresentaram ganhos na compreensão da narrativa quando comparados à linha de base. Os resultados são discutidos em termos da importância, para a compreensão, do planejamento de dicas, sondas e consequências baseadas em dimensões temáticas relevantes da narrativa, aspecto raramente enfatizado em estudos sobre os efeitos da leitura dialógica.

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Publicado

29-08-2017

Como Citar

Rogoski, B. da N., Flores, E. P., Gauche, G., Coêlho, R. F., & de Souza, C. B. A. (2017). Compreensão após leitura dialógica: efeitos de dicas, sondas e reforçamento diferencial baseados em funções narrativas. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 6(1), 48–59. https://doi.org/10.18761/pac.2015.6.1.a04

Edição

Seção

Artigos