O Papel da Comunidade Verbal no Ensino de Autocontrole: Implicações de Uma Visão Dualista de Homem
DOI:
https://doi.org/10.18761/perspectivas.v5i1.123Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão teórico-conceitual do autocontrole na perspectiva behaviorista radical e a mediação da comunidade verbal na aquisição desse repertório. O ensino de comportamentos de autocontrole na sociedade prioriza “instâncias internas” como determinantes causais do comportamento. Discutem-se as estratégias utilizadas no ensino de autocontrole, decorrentes dessa visão dualista de Homem. São enfatizadas as possíveis contribuições da Análise do Comportamento, enquanto ciência monista, no desenvolvimento e modelagem desse repertório. A partir dessa perspectiva, os comportamentos de autocontrole apresentados pelos indivíduos podem ser aprimorados e pesquisas nessa área desenvolvidas. Conclui-se que a prática dualista e internalista causal atrasa a produção de análises úteis em esclarecer os processos envolvidos no desenvolvimento desse repertório especial de comportamento.