Jogo de tabuleiro para ensino de habilidades monetárias: grau de aprendizagem de diferentes faixas etárias

Autores

  • Verônica Bender Haydu
  • Luzia Venâncio Zanluqui

DOI:

https://doi.org/10.18761/perspectivas.v4i2.117

Resumo

O estudo visou comparar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental com 6, 7 e 8 anos de idade em tarefas que envolvem habilidades monetárias, para verificar quais apresentavam maior grau de aprendizagem, após participarem de um jogo de tabuleiro. Foram usados o jogo DimDim: Negociando e Brincando! e testes impressos. O procedimento consistiu de um pré-teste, três partidas do jogo, uma sonda, mais três partidas do jogo e um pós-teste. Verificou-se que, com exceção de um participante com 6 anos de idade, todos os demais apresentaram aumento na porcentagem de acertos após as seis partidas do jogo. Os participantes com 7 e 8 anos de idade necessitaram porcentagens menores de auxílio da experimentadora do que aqueles de 6 anos. Os participantes de 6 anos apresentaram redução mais acentuada na porcentagem do nível de auxílio moderado e aumento do desempenho independente à medida que jogavam. Esses resultados indicam que os participantes de 6 anos foram os que apresentaram maior grau de aprendizagem após o jogo em comparação aos participantes de 7 e 8 anos. Isso provavelmente está relacionado ao fato de o desempenho inicial dos participantes com 6 anos de idade ter sido menor do que dos demais participantes.

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Publicado

28-08-2017

Como Citar

Haydu, V. B., & Zanluqui, L. V. (2017). Jogo de tabuleiro para ensino de habilidades monetárias: grau de aprendizagem de diferentes faixas etárias. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 4(2), 122–135. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v4i2.117

Edição

Seção

Artigos